31 maio 2005



A 9ª Parada Gay de São Paulo

Tá todo mundo careca de saber que é a melhor festa de São Paulo! Quem ainda tem preconceito não sabe o que está perdendo... Alegria total, gente linda, corpos deliciosamente suculentos desfilando sob os olhares embasbacados e desejosos. Um delírio !!!
O céu de um azul sem fim, o sol aquecendo os já tão calorosos seres, e as cores, os brilhos, a criatividade, a tesão, e aquele desejo que todo mundo aceite todo mundo, sem dor, sem culpa, só respeito e festa !!! Ô delícia !!!
Criança, velho, turista, patricinha, maloqueiragem, só não se divertiu quem tava morto...
E como eu tô viva, bem viva, não preciso falar nada, né ???
Falta muito pra chegar maio de 2006 ?

26 maio 2005

da série: Coisas de Baiano (as mais incríveis histórias...)

Sentados na sala proseando, à espera de um telefonema de um primo de meu avô, que chegaria na rodoviária e ligaria para buscá-lo. As horas se passando...Meu avô, mais agitado começa a se preocupar...
Toca o telefone, é do hospital, avisando que o primo faleceu.
Como ?????
Atropelado.
Atropelado????Não pode ser, ele ia ligar de dentro da rodoviária.
Enfim o mistério morreu com ele.Mas tem que avisar a família, reconhecer o corpo, tratar dos trâmites do velório.
Minha avó , já estava a arrastar os móveis da sala pra caber o caixão , e uma das tias já limpando tudo, e bota comida no fogo pra receber as pessoas, manda menino no mercado pra comprar coisas, e manda buscar flor. Se alguém de fora chegasse, juraria que era uma festa.
Manda alguém pra dar a notícia pessoalmente na casa de um dos filhos, pois isso não se fala por telefone.
Durante todo esse processo já se podiam ver velas acesas e começava um choro sem sentido, minhas tias molhadas de lágrimas pela morte de um primo que ninguém nunca viu.
Vários primos adolescentes já enchem a casa e não se sabe mais o que está acontecendo entre tanta gente, uns rindo e uns chorando. Sanatório Geral.
Liga o tio que foi liberar o corpo:
Olha, diga aí que o estrago foi grande, e o caixão vai estar lacrado!!!
Minha avó ao saber disso já se irritou:
Como lacrado ??? E como é que vamos tirar as fotos ??? E a máquina??Manda buscar filme, pelo amor de Deus!!!
(Pois é, tiram-se várias fotos do morto lá esticadinho no caixão, de frente, de perfil, e manda pra família que não pôde vir ao enterro, mandam tb do resto de todo o ritual fúnebre.)Já chegam os parentes mais distantes e engrossa a fileira de mulheres chorando. ponto alto da festa , chega o filho caçula do morto.Minhas primas se apunhalando pra ver quem é que vai consolar o rapaz. Uma outra parenta já paquera um sobrinho do morto e já vai saindo de espreita.
Liga quem tava cuidando do cemitério, e anuncia: vai ter que enterrar hoje!!!!
Minha avó :
O quêêê ??? Sem velório??? De jeito nenhum. Onde é que já se viu??? O corpo vem pra casa, pode tratar aí, vem pra casa , ouviu bem ???
Liga meu avô:
Muié, vai enterrar hoje !
Minha vó, literalmente roda a baiana.
Pra encurtar o fim: todos na sala de velório do cemitério, e uns quatro ou cinco inventando maneira de tirar foto do morto pois o caixão ficou bem alto e tava lacrado.
Um teve a idéia de colocar o caixão no chão só pra tirar a foto direitinho.Bom, o que tava peganndo a alça próxima ao pé deixou escapar a mão e o caixão ficou meio de lado, o morto saiu da posição e já não dava mais pra ver o rosto na janelinha, pra ajeitar, resolveram abaixar para o lado que estava a cabeça.(Imagine vários homens sacudindo um caixão pro defunto se ajeitar???)
No final, depois de muita espera, muita piada, muita mulher chorando, voltam todos pra casa e os homens comem e bebem, cantam abraçados.(Eu juraria ser uma festa...)
Chama-se : Beber o morto!
Vão embora de porre, e amanhã de manhã todo mundo volta ao trabalho depois de mais um dia comum na casa da minha baiana família.
"Ser baiano"

Não é só a questão geográfica de nascer sobre um solo sagrado, é muito mais...É um encantamento, uma sutileza.Quando se olha de longe um grupo de pessoas a conversar e um baiano está no meio deles, é impossível não identificar, há uma luz.Pode ser do tipo tranquilo ou agitado, mas só há uma coisa a se dizer : Aquele sujeito é baiano!
Sertanejo ou caiçara,da capital ou da caatinga, a criatura tem um jeito, um gesto, um olhar, um calor, que faz lembrar duas coisas o fogo ou a paz. Vejo a Bahia em mil vermelhos e laranjas.E os brancos !!!Todos os brancos possíveis e imagináveis.Do pôr do sol à anágua rendada.
O baiano tá no humor, sorridente ou arretado. Tá no vestir que é único, e pouco importa se de terno e gravata ou de calção na praia. O vestir do baiano é um dedo apontado pra ele, todo mundo olha.
Ser baiano também tá no chamego. Êta povo que se rela gostoso.Desde um cafuné de vó até um arrôcho bem dado, daqueles que tem a malícia de forró de Genival Lacerda(que é paraíbano):

"Eu quero um beijo
de lascar o cano
Pois eu sou baiano
Cabra beijador
Pra você ver
Chega prá perto, me dá um arrocho
Que eu já tô roxo de tanto roer..."

Ser baiano é achar completamente normal as coisas mais exóticas do mundo e ainda achar graça...Ser baiano é ficar velho, rir muito de tudo, e ainda estar anos luz à frente do tempo...
Ser baiano é uma dádiva!
Ser baiano é uma delícia...
"Porque nada mais bonito
que um brasileiro pé duro,
representante da raça descendo no samba
a ladeira da praça, preso no espaço, solto no ar,
nem voando ,nem andando, só sambando..."



Galvão e Moraes Moreira (Novos Baianos)
LIBERDADE

Durante esse último mes, eu me permiti escravizar pelo trabalho.Terrível.Quase explodi.Comprovado cientificamente que eu não sei lidar com dedicação exclusiva.Dormi poucas horas.Tricotei duas blusas dentro do trem, indo e vindo...Chegava em casa sempre exaurida e ainda culpada por assassinar a "tal qualidade de vida".Aproveitava os mínimos segundos pra me divertir com algo que não fosse trabalho (e isso se resumia a ler meus emails)...Emagreci 3 quilos. Num final de semana, assisti a uma matéria na TV, e uma renomada psicóloga falava sobre a "Síndrome da Pressa".Se a ciência não parar de inventar síndromes, acho que vai faltar espaço pra eu portar tantas medalhas ...
Ligo o som e Moraes Moreira grita no meio da sala pra quem quiser ouvir:
"O samba da minha terra deixa a gente mole, quando se canta todo mundo bole..."
Vou te contar uma coisa, ainda bem que eu sou baiana...
da série DIAGNÓSTICO:

Um monte de gente me ama, mas quase ninguém me recomenda.

(huahuahuahuahuahua, gente estranha)
Oh Céus !!!



Aristóteles. Tudo começou por causa dele.Um inquieto. Resolveu que iria catalogar tudo que lhe passasse na frente dos olhos, e até o que não passava.Foi dando nome e fazendo lista. Pronto, inventou o rótulo.
Em casa de Louca, psiquiatra é mato. O último que passou por aqui resolveu me diagnosticar e afirmou categórico: você é hiperativa!
Mais um título pra minha coleção. HIPERATIVA. De onde ele tirou isso ??? Só porque eu faço mil coisas ao mesmo tempo, salto, corro, dou piruetas, sou acelerada, e meu cérebro funciona numa velocidade estonteante ???
Agora vou ter que conviver com mais uma das minhas loucuras.
Ah Aristóteles, você me paga ...
Antes era tudo tão simples, bastava ser gente e pronto.

13 maio 2005

Erotika Fair

Fui de novo.
Sem muitas novidades...
Mas o Castelo dos Fetiches...
Nem creolina tira o cheiro do perfume barato dos meninos.
Mas foi engraçado.
Muitos casais, diferente dos outros anos onde o público era essencialmente masculino.
E a galera do Sado-masô, agora mostra a cara...
Ah! Como o mundo anda mudado !

04 maio 2005

Pra aplaudir em pé



Este é Moacir.
Eu o conheci faz alguns anos quando estive na Chapada dos Veadeiros.
Ele nasceu com deficiencia auditiva, algumas mal-formações e problemas de fala.
Artista, de uma imensidão que é difícil definir.
Ninguem sabe como aprendeu escrever o nome, e desde pequeno já desenhava as cenas que "recebia". Sua mãe acha que é o anjo da guarda, alguns acham que ele recebe espíritos.Ele diz: Tá tudo aí, os outros é que não veêm.
Moacir virou filme do Walter Carvalho: Moacir - Arte Bruta
Eu vi, chorei, ri muito, quase morri de saudade.
Cheguei a comprar um trabalho dele quando estive por lá. Ofereci a quem soube o quão rara era aquela obra.
Essa terra é mágica, e Moacir é um legítimo ser de luz !!!
Que a vida flua, e me permita conhecer os seus encantos...

03 maio 2005

da série:

COISAS QUE COM CERTEZA MEU DEUS NÃO FEZ



Se você não sabe o que é um acidente meu filho, eu te esclareço:
Foi teu nascimento criatura, isso sim é um legítimo acidente !!!
( Pra não dizer: tragédia )
Paulo Maluf Cover

Depois do "Estupra, mas não mata !!!" tudo o que nos faltava era:"O estupro é um acidente horrendo!!!".
Maluf, Collor, Severino, Nicolau, Sergio Naia, Antonio Carlos Magalhães, tudo aqui ??? E depois dizem que esse país é privilegiado pois não tem furacão, vulcão e maremoto...
Me dá uma vontade de juntar essa turminha numa praia e contratar um tsunami daqueles, ah isso dá !!!
Da série:

COISAS QUE COM CERTEZA MEU DEUS NÃO FEZ



Que país estranho é o Brasil ! Gostamos de dizer que Deus é brasileiro. Mas eu duvido que meu Deus pedisse para seus representantes expulsar Dom Pedro Casaldáliga de perto de seu povo.
Pra quem não sabe , Dom Pedro era bispo de São Félix do Araguaia, um daqueles lugares perdidos desse imenso país, onde passou a vida lutando por uma existencia mais digna para índios, agricultores pobres e suas famílias. Daí vem um tal emissário direto do Vaticano e diz a Dom Pedro: Pega suas coisinhas e vai embora !!!
E não há voz que ecoe o suficiente pra dizer : BASTA ???
Há a voz de Deus que se expressa pela boca do povo: Dom Pedro fica!!!
Havia lá os legítimos usuários de chinelos e roupas surradas, havia os abaixo assinados que conseguimos coletar no Fórum Social Mundial, havia gente que ainda tem no peito um coração ligado ao divino. Por sorte o novo bispo é primo de Dom Paulo Evaristo Arns, que pela genética, já tem uns pontos a favor com Deus. Esperamos que pelo menos a convivência traga alegria para todos.
E nós que acreditamos num mundo melhor, na fraternidade e na justiça, conversamos com Deus pra perguntar: Pô queridão, faz alguma coisa pra mudar esse cenário caótico !!!
Enquanto isso nas televisões do mundo desfilam amenidades mil...
Se vc não sabe nada sobre o que eu estou falando, clica aí: Dom Pedro Casaldáliga