30 abril 2007

28 abril 2007

A educação e o berço...


Vivo repetindo por aí o quanto sou grata por ter nascido numa família baiana e pobre.Casa que mais parece um sanatório de tanto doido, mas por lá se tem uma mania besta de ser agradável, gentil e hospitaleiro. Enfim, diria que somos naturalmente educados. Isto foi o que a Natureza nos deu, o resto foi debaixo de muito discurso maternal nas orelhas e uma "maleável rígida disciplina".
Respeitar os mais velhos, acatar a pai e mãe, jamais em tempo algum contrariar minha vó e meu vô, ser cordial, e resolver seus próprios problemas na rua.
Aprendemos direitinho sem fazer esforço, coisas embutidas em nosso DNA.
Daí, quando extrapolei os limites familiares, fiquei passada em ver a falta de educação do mundo lá fora.
Até agora ainda não me adaptei a ver ilesa determinadas cenas.
O que mais ouço são as pessoas dizendo : "Essas crianças não tem mais educação, não há quem consiga educá-las!", ai meus sais, já desistiram dos pobrezinhos sem nem tentar cumprir a missão.
Como é que eles vão aprender se não tem quem os ensine ?????
E onde foram parar as pessoas educadas para servir de exemplo ????
Diariamente vou trabalhar de trem, e se filmasse a cena do embarque-desembarque, ainda assim quem visse, acharia que foi coisa ensaiada.
É de um vandalismo cinetográfico, pessoas se socando sem fazer distinção entre deficientes, idosos, grávidas ou crianças, se pisoteiam com gosto.
Minha sala tem vista para um colégio, ouço os berros do professor gritando ao aluno : Cala a boca seu idiota !!!
Presencio idosas reclamando dos mais jovens e reproduzindo os mesmos péssimos hábitos que elas tanto criticam...
Afff isso cansa a minha beleza e tira a carga da minha bateria !!!
Certa está Dona Antonia, minha vó, que falava pra gente:
"Se levantar a mão pra pai e mãe, a mão secará e quando morrer some o corpo todinho só fica aquela mão sêca esperando pelo perdão de Nosso Sinhô, cruz credo !"
Até hoje brinco com minha mãe: se minha mão não fosse secar, bem que eu te daria umas palmadas...
Um dia, uma prima simulou uma crise epilética pois não queriam realizar um desejo seu, caída, babando e se debatendo no chão da cozinha, chamaram meu avô que só olhou da soleira da porta e disse em seu tom habitual :
"Êêêê mulé, não tá vendo que isso é manha ? É ataque é?
Dá-lhe uns tapas pra ver se não sara na hora?
Quer ver: Vaca empacada é assim: pau no cu que ela levanta !"
Antes que ele fechasse a boca e descesse o degrau da cozinha, minha prima já estava em pé e sã.
Manha lá em casa nunca funcionou, a não ser como caminho pra tomar uns tapas, falta de educação era seguida de castigo público, portanto somos todos malucos, mas finos até o talo.
Se educação vem do berço, o meu foi premiado.

22 abril 2007

Coisas da Ana



A Ana, minha creoula, lançou a proposta de listar 5 coisas imperdíveis nalguma cidade deste planeta e eu resolvi falar sobre minha amada Paraty-RJ.
Topado!!!
Nesta cidade desfruto o início dos verões, arranjo amores-relâmpago-malucos, curo depressão, faço dieta, aprendo a dançar, nadar, chutar o pau-da-barraca...Enfim é lá que me reabasteço.
Meu roteiro é para malucos apaixonados por boas imagens, cerveja gelada e gente de todas as partes do mundo.

1°- Chegue na madrugada, quase tudo estará fechado no Centro Histórico, você fará fotos lindas e ainda conhecerá o lado B da noite se parar pra tomar uma cerveja no bar em frente a praça do chafariz.

2° - Vá dormir lá pelas seis após fotografar a alvorada, acorde às dez, file o café da manhã na pousada e corra pra não perder as escunas que costumam sair às 11:00hs. Nadar no meio dos peixes no "Aquário" é imperdível.

3° - Tome um banho gostoso, durma por duas horas pra repôr as energias, acorde com fome e vá jantar no restaurante que fica embaixo da "Pousada do Careca". Não faça esforço para resistir à lula, que é deliciosa e barata.

4° - Enlouqueça com os sabores dos sorvetes da "Ice Paraty" ouvindo o som que vem do "Café Paraty", que democraticamente deixa portas e janelas abertas para que possamos apreciar os espetáculos, mesmo do lado de fora.

5° - Tome um café pingado no "Café Pingado" sinta a cachaça descer quente e aproveite o fogo pra ir dançar lá no "Dinho's", beba umas cervejas, beije muitoooo, dance até o amanhecer e vá direto pra padaria tomar um bom desjejum, afinal já é hora de começar o segundo dia da estadia cheia de loucas aventuras...

Ainda tem a capoeira, os shows na praça, o samba, o maracatu, os bares, a pinga da Muricana, todas as cachoeiras, e eu nem falei de São Gonçalo, Pelado, Peladinho, Trindade, Praia do Sono, Cajaíba, huauauauahuahuahuahuahua.. A lista era pra ter só cinco coisas, não dá nem pro cheiro...


Clica na figura que amplia...

16 abril 2007

Revelação



Muita gente adora falar que não existe nada que preste na televisão. Eu discordo. Há dias em que o que vem dela me inspira tanto, muito mais que anos de terapia...
Hoje vi um programa onde mulheres discutiam assuntos diversos, e uma delas falava sobre um livro que leu cujo tema era : quem você é quando se despe de todos os seus papéis sociais? Tirando a mãe, filha, esposa, trabalhadora, dona de casa, colega de trabalho, etc, o que sobra ?
Foram muitos os comentários, todos bem bacanas, e lá fui eu tentar descobrir o resultado de minha nudez...
Depois de pensar por alguns momentos descobri que o elo de união entre todos os meus personagens sociais é o que justamente sobra quando me livro de todos eles.
Me chamam de louca porque eu ando vestida de sinceridade. Não importa "em quem estou", eu sempre falo o que penso. Costumo polir as palavras pois aprecio seu brilho, mas de uma ou outra maneira sempre deixo muito claro aquilo que está se passando dentro da minha cabeça. Eu comunico.
E só pode mesmo ser maluca a pessoa que insiste em dizer as coisas que pensa! Mesmo estas coisas não sendo sempre as mais agradáveis de serem ouvidas.
A conveniência nunca foi capaz de me calar...

11 abril 2007

Filosofia



A vida tem estado bem agitada, aulas de canto e show agendado pra junho, aulas de desenho em duas escolas diferentes, muito trabalho num projeto que não anda, e uns layouts de sites pra fazer, um sarau quase nascendo e a maluca da Ana ainda inventa que eu devo virar DJ. Afff Jisuis !!!
Mesmo assim ainda resta tempo pra tomar uma cervejota aqui e ali e conhecer gente muito legal...
Essa semana o eleito foi Jhymi, africano, refugiado de guerra, ex-morador de rua e que deu a volta por sobre ele mesmo.Nos conhecemos num boteco de esquina na Babilônia, onde ele distrubuia seus escritos e era presenteado a todo momento com outros tantos devaneios poéticos. Tive o prazer de acompanhar-lo em uma interpretação-dissecação de seus escritos e uma frase ficou tilintando em cânone profundo no meu cérebro:
O que é mais fácil: ter medo ou errar ???
Meu voto: ter medo é mais fácil, afinal só erra quem não tem medo de tentar. Como eu não vejo a menor graça nas coisas fáceis, que venham os erros !!!

09 abril 2007

E o bonito fez-se feio nas garras do ego das fêmeas



Um brinde à morte da expectativa !!!
Estúpida, já deveria ter aprendido a lição. Meditar mais, muito mais...
Como sou toda feita de paixão, quando conheço algo que me bolina a alma, fico doida.
Assim foi com as Festas do Boi do Morro do Querosene. Uma comunidade de maranhenses moradores daqui da Babilônia, organiza por tres vezes durante o ano seus festejos. Festa de rua, com apresentações de grupos folclóricos, muita cantoria e comida gostosa.
Uma beleza de festa. Quando vai se aproximando o sábado de Aleluia meu coração bate descompassado, ansioso, alegre e saudoso.
Só que nesse ano dois episódios me deixaram mordida com M maiuscúlo: Mulheres.
Eita coisa triste é ter que suportar mulher insegura, credo em cruz, ô animal insuportável !!!
Elas rosnam, se atacam com golpes de lâminas mordazes, não tem senso sequer do espetáculo ridículo que nos forçam presenciar.

Episódio 1

Observei estupefata uma cena de segregação estrelada por uma fêmea alucinada que não podia se conformar com o fato que: um dia ao invés de atriz principal poderá se tornar uma coadjuvante. A mulher endoidou não com o fato, apenas com a possibilidade, e do alto de seu posto de atual rainha da cocada preta, soltou seu golpe mortal: o veto.
Metafóricamente cortou cabeças e sorriu feliz ao vê-las rolar ladeira abaixo.
Não permitiu que membros do grupo participassem da apresentação.
E aquilo que era um coletivo tornou-se uma ditadura bem ali debaixo dos meus olhos.
O Poder !!!

Episódio 2

Estava eu num canto, a fotografar a apresentação de um dos grupos, quando por trás senti um chute que me derrubou sentada na rua (detalhe: de vestido). Antes que eu pudesse atentar para o que estava acontecendo tomei mais tres pontapés e na sequencia fui suspensa pelas vestes por uma senhora. Ela me empurrou na direção de algumas pessoas que sem saber o que estava acontecendo logo abriram passagem. Me jogou ali, balbuciou algo inintelegível e voltou para a apresentação. Tudo isso não durou nem 30 segundos.
Só tive tempo pra segurar a câmera que quase voou da minha mão,cobri minhas partes pudicas e quando vi estava ali estática sem entender o ocorrido.
A Doida queria mais espaço, e como a frase "Com Licença, por favor" ainda não foi inventada, me meteu o pé sem dó nem piedade.
Eu que estava ali fotografando o grupo, justamente porque estou fazendo o site para divulgar o trabalho deles, atacada a pontapés por uma das integrantes em seu precioso minuto de fama...

Também sou fêmea, guardei a câmera, e dela não saiu nem mais um click.
Minha última festa no Querosene.
Sinto pelos amigos, pelo festejo, pelo esforço de quem tenta manter acesa a chama da cultura popular.
E me envergonho por ficar tão magoada, por me vingar com meu silêncio e minha falta de reação, mas compreendo profundamente o por quê de eu gostar tanto de homem:
Mulher é uma ressaca !!!