27 maio 2007

A Inveja



Os ensinamentos de minha mãe sempre foram muito claros:
"Se estiver errada e confessar sua culpa posso lhe oferecer alguma ajuda, se mentir, mesmo estando certa, me esqueça !"
Eu, moça obediente, confesso: Senti inveja !!!
Nunca fui muito íntima deste sentimento, mesmo tendo uma vida dura de enfrentar. Sei lá, ter inveja é como negar minha obstinação natural. Quando quero algo sou incansável, me descabelo e vou atrás.É óbvio que nem sempre consigo, mas só o histórico da busca já me deixa 50% realizada.
Mas esta semana fui pega de surpresa por um email:



Fiquei roxa, perdi a fala, e o pior, lembro-me de já ter sentido isto antes...
Os filhos de Dorival Caymmi são cariocas, mas ganharam o título de cidadãos baianos, e nem preciso explicar o porquê.
Já eu, mesmo tendo mãe baiana, avós, bisavós e tataravós e até jumentoquietovós baianos, por um acidente de percurso genealógico, nasci em São Paulo.
"Ó Deus como sou infelizzzzzzzz!!!" . Pode parecer uma bobagem, mas isso causa dentro de mim um furor. Nada tenho contra a Dona Babilônia, que me acolheu tão bem e apesar de ser uma mulher feia tem todos seus encantos, e eu reconheço, mas nada me aquieta o peito e a vontade de voltar ao seio da terra-mãe.
Sinto como se a Bahia tivesse doado o óvulo e São Paulo emprestado a barriga.
Não há como fugir do meu DNA. Mas também, não passarei uma existência todinha aguentando minha família e meus amigos falando nas minhas orelhas: "Eu sou, você não ééééé !!!".
Lá em casa, na baianice, só admito perder pra minha vó, mais ninguém...
Ainda me restam de vida mais uns 50 anos, vou me esforçar pra fazer algo que seja motivo de orgulho pro povo de minha terra e quem sabe minha tão amada mãe de todos os santos me assuma enfim como filha legítima...
Enquanto isso Maurício, fico aqui roxa e me rasgando, hehehehehehe...
Parabéns meu querido !!!
Pra ver o trabalho do moço é só clicar AQUI.

26 maio 2007

MUNTU NDENGE

Em Kimbundu,isto quer dizer "pessoa pequena". É assim que me sinto, uma criança perdida no meio de um mundo estranho.
Uma baianinha, moradora da Babilônia paulistana, que quando liga a tv fica assustada pois em todos os canais só passa bang-bang. Todo dia é bala perdida pra lá, bala perdida pra cá, os telejornais não conseguem falar de outro assunto.
O Rio de Janeiro que era tão lindo , tão lindo, agora é cenário de guerra. Os morros de onde jorravam samba e requebrado, cachaça e poesia, agora derramam sangue e medo.
Meu olho de pessoa pequena vê, mas teima, insiste em transformar o cenário, afinal eu aprendi que "Minha Terra tem palmeiras onde canta o sabiá...", e não vou entregar o jogo assim no primeiro tempo!
Sobram balas ???
Aqui também sobra coração, vontade, criatividade e arte.
Eles disparam projéteis, eu disparo denguinhos. Coisa de baiana apaixonada por bichos.
É guerra ???
Cada bala virará um Dengo Bullets.
Então sejam bem vindos, a forma é de projétil, mas ao invés de pólvora receba um disparo de chamêgo.

Lançamento Oficial da Coleção Dengo Bullets lá no Penélopieces. Não Percam !!!

20 maio 2007

O Certo e o Errado


Estou atravessando uma fase difícil, onde meu espírito crítico se contorce, se amordaça, se amarra para não deixar que o resto do meu cérebro entre num profundo curto-circuito.
Como é que vocês pessoas normais conseguem conviver com o mundo ao seu redor ???
Tenho sofrido pressões fortíssimas no ambiente de trabalho para deixar de fazer as coisas da maneira correta e fazer do jeito errado. Parece absurdo ??? Pois é, a mim também.
As coisas que mais ouço são : "Eu quero que se dane", "Vou fazer de qualquer jeito", "Só monta o cenário, tira foto e finge que fez", "Liga não, ninguém tá nem aí mesmo ", "Faz de qualquer jeito que tá ótimo" e outras mil expressões com o mesmo sentido.
Estou me sentindo um verme rastejante.
Quando uma educadora faz seu serviço mal feito, ela deseduca. Quando uma ambientalista faz seu serviço mal feito ela colabora para a destruição. Foi pra isso que eu lutei tanto ???
É óbvio que eu tô chata e mal humorada, e quando eu conto a história pras pessoas o que mais ouço é : "Esquenta a cabeça não, é assim mesmo!"

Alguém por favor, pode me passar aquele potinho de cianureto ?

15 maio 2007

O Castelo Animado

Vi esse filme maravilhoso duas vezes neste final de semana, uma na tela e outra encenando. No aniversário de minha avó, reunimos aqueles malucos todos, que só se encontram uma vez a cada século, e as cenas que se seguiram foram dignas de Oscar nas mais incríveis categorias...
Mas relacionando os dois filmes, o meu e o do Hayao Miyazaki tem duas coisas que me chamaram muito a atenção: esta cena do espelho quando a Sophie descobre que foi enfeitiçada, e uma frase da Bruxa do Pântano.

Sophie e o espelho


Minha mãe sempre ao se olhar no espelho, enquanto se preparava para ir ao trabalho, costumava dizer:
"Eu olho, olho, procuro onde está a senhora que os outros vêem e tudo o que enxergo é a mesma menina de quinze anos. É realmente muito difícil enxergar que o tempo passa, por mais que eu tente , ainda não consegui!".
Estava ela com uns 35 anos,hoje eu tenho 37, e só agora consigo entender o que significava aquilo. Na minha opinião, não há nada mais insano que olhar para o espelho e tentar enxergar uma senhora, quem sabe um dia eu consiga...

O apetite da Bruxa do Pântano

O mais profundo desejo da Bruxa do Pântano era comer o coração de Howl, e num determinado momento ela explica o porque:
"O coração de um homem jovem é uma delícia, ele nos aquece, faz com que a gente se sinta poderosa. Quando uma mulher é dona do coração de um homem jovem ela é capaz de qualquer coisa, ela é só força e coragem! Hummmmmmmmm, deixa , deixa, me deixa comê-lo ! "

Huahuahuahuahuahuahua, adorei o filme, e a Bruxa do Pântano deu direitinho a receita de um dos meus pratos prediletos, hehehehehehehehehe.

Tecendo elos...



Se no meio dessa maluquice toda tem algo que realmente vale a pena, é ser da turma dela. É poder estar com ela nesse dia, rindo, brincando, ouvindo ela fazer piada, assoprar 10 vezes as velas que apagavam e reacendiam, é vê-la fazer pedidos e agradecer. É ser parte dela, ter nestas células um carregamento do dna dela. É ser filha dela duas vezes, e mesmo assim ser sua irmã, e entender que ainda assim ela é mãe da minha filha. Eu amo essa menina, que faz pouco mais de um mês, decidiu ficar velha pra ver se alguém acredita na idade que ela tem. Como se um ser como ela fosse passível de idade, ela supera o tempo, brinca de falar que não quer ficar "pra semente". Conta que viu neto, bisneto, tataraneto , mas não quer, de jeito nenhum, ver os "jumentoquieto".
Se alguém por aí ainda tem dúvidas de por que eu sou assim, a resposta é simples:
Porque eu sou ela. Gêmea. Índia. Baiana. Arretada até o osso !!!
Se gostou muito que bem, se não gostou, amém !!!
Viva Antonia Rosa dos Santos.

14 maio 2007

mil coisas...


Princesa Isabel

Semaninha do cão. Meu humor foi passear, fui ao médico que esfregou meu sobrepeso na minha cara sem dó nem piedade, estresses a mil, nervos à flor da pele. E mesmo assim suportar por vários dias os malucos espalhados por toda a Babilônia chamando o Pontífice de "Santo Homem".
Santa sou eu, que tenho que suportar esse bávaro na minha terra depois de botar meu amado e estimado Leonardo Boff pra correr...
Esse Bento Xis-vê-í (aprendi o termo com o Beto) é um tremendíssimo cara de pau. E se o povo dessa terra tivesse um mínimo de vergonha na cara tinha feito greve de fome enquanto durasse essa visita.
Vê se eu mereço alguém que vem pro Brasil pregar a castidade...
Nessa hora ninguém abre a boca pra falar nadinha...
Viva a hipocrisia velada !!!
Quero ver quem é que vai deixar de trepar por aconselhamento do Santo Homem.
Divórcio e planejamento familiar são pecados horríveis.
Onde é que já se viu um pecado tão horroroso quanto usar preservativo?
Vá de retro Satanás !!!
E eu ainda tenho que sorrir e fingir que tá tudo bem ???
Quem dera a Natureza me ouvisse e mandasse logo um super-hiper-aquecimento-babilônico seguido de falta de água, pra dar uma faxina nesses meus insanos companheiros de pólis.
Lotem logo o céu, e deixem nós os pecadores, vivendo nosso inferno terreno em paz.
Enfim chegou o 13 de maio e ninguém lembrou da Bebel e de seu ato.
Escravos continuamos, e agora bem pior, muitos por vontade própria...



Ainda boto fé na bandeira mineira, nem que eu tenha que esperar sentada...
Tenho uma vida inteira pela frente...

10 maio 2007

Tudo resolvido...



Agora eu entendí os porquês...
EU VEJO ESTRANHO.
Que as trevas mantenham viva forever emily the strange !

09 maio 2007

ENFIM, ACABOU...



Fim dos quintos de z'inferno astral que eu vivi esse mes. Tomara que volte a onda das vacas gordas pois de sete pragas do Egito eu já estou por aqui ó ...

04 maio 2007

Sabedoria



"Que bela coleção de cicatrizes vc tem... Nunca se esqueça de quem lhe deu as melhores e seja grato. Nossas cicatrizes tem o poder de nos dizer que o passado foi real.
Vivemos numa época primitiva: nem selvagens, nem sábios...O meio termo é sua maldição! Uma sociedade racional me mataria ou me utilizaria de alguma forma..."
Hannibal Lecter

Eu amo esse cabra. De coração (temperado, hummmmmm).