23 maio 2004



O Homem que contava histórias

O Edson Cordeiro, contando sobre quando ele cantava na rua pra ganhar a vida, disse que ficou muito feliz quando conseguiu parar um paulistano. É, a vida nesta megalópole é completamente maluca. Ninguém para, nem pra olhar, nem pra falar, é tudo movimento. Outro dia, eu paradinha sentada na calçada, esperando o horário para entrar em um show, vi uma cena daquelas que não se esquece jamais.Este sujeito, puxando um carrinho de feira, onde trazia todos os seus pertences, parado no meio da calçada, fazia seu discurso. Os transeuntes desviavam sem olhá-lo, como se ali tivesse um obstáculo inanimado. Eu e outros que estavam sentados próximos a mim, observávamos aquele homem, falando tão animadamente. Ele contava histórias.Interessantíssimas. Enquanto as pessoas passavam ele dizia :
"A Terra é um planeta, não possui luz própria, depende do Sol para que exista vida. Ela está dentro do Sistema Solar, e este por sua vez fica dentro do Universo.Então pergunto: o que é mais distante, daqui para cima, ou daqui para baixo ? Eu mesmo respondo, se o universo é infinito, esta questão não importa, qualquer ponto será o MEIO ! "

Adorei, ainda ouvi outra de suas histórias, levantei e fui conversar com ele. Ele me disse que gostava de viver por ali contando suas histórias, que leu muitos livros, e não gostava de andar pelo centro, pois lá as pessoas o olhavam e diziam : lá vai o bêbado, sujo, nojento... "Por aqui, ninguém me olha e eu posso viver em paz".
Este homem parou alguns paulistanos, e eu sou-lhe muito grata, pois resolveu uma questão filosófica dentro da minha cabecinha. Não sei de onde vim, muito menos pra onde vou, tudo que sei é que já estou no meio do caminho...

2 comentários:

symon days disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
symon days disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.