28 abril 2007

A educação e o berço...


Vivo repetindo por aí o quanto sou grata por ter nascido numa família baiana e pobre.Casa que mais parece um sanatório de tanto doido, mas por lá se tem uma mania besta de ser agradável, gentil e hospitaleiro. Enfim, diria que somos naturalmente educados. Isto foi o que a Natureza nos deu, o resto foi debaixo de muito discurso maternal nas orelhas e uma "maleável rígida disciplina".
Respeitar os mais velhos, acatar a pai e mãe, jamais em tempo algum contrariar minha vó e meu vô, ser cordial, e resolver seus próprios problemas na rua.
Aprendemos direitinho sem fazer esforço, coisas embutidas em nosso DNA.
Daí, quando extrapolei os limites familiares, fiquei passada em ver a falta de educação do mundo lá fora.
Até agora ainda não me adaptei a ver ilesa determinadas cenas.
O que mais ouço são as pessoas dizendo : "Essas crianças não tem mais educação, não há quem consiga educá-las!", ai meus sais, já desistiram dos pobrezinhos sem nem tentar cumprir a missão.
Como é que eles vão aprender se não tem quem os ensine ?????
E onde foram parar as pessoas educadas para servir de exemplo ????
Diariamente vou trabalhar de trem, e se filmasse a cena do embarque-desembarque, ainda assim quem visse, acharia que foi coisa ensaiada.
É de um vandalismo cinetográfico, pessoas se socando sem fazer distinção entre deficientes, idosos, grávidas ou crianças, se pisoteiam com gosto.
Minha sala tem vista para um colégio, ouço os berros do professor gritando ao aluno : Cala a boca seu idiota !!!
Presencio idosas reclamando dos mais jovens e reproduzindo os mesmos péssimos hábitos que elas tanto criticam...
Afff isso cansa a minha beleza e tira a carga da minha bateria !!!
Certa está Dona Antonia, minha vó, que falava pra gente:
"Se levantar a mão pra pai e mãe, a mão secará e quando morrer some o corpo todinho só fica aquela mão sêca esperando pelo perdão de Nosso Sinhô, cruz credo !"
Até hoje brinco com minha mãe: se minha mão não fosse secar, bem que eu te daria umas palmadas...
Um dia, uma prima simulou uma crise epilética pois não queriam realizar um desejo seu, caída, babando e se debatendo no chão da cozinha, chamaram meu avô que só olhou da soleira da porta e disse em seu tom habitual :
"Êêêê mulé, não tá vendo que isso é manha ? É ataque é?
Dá-lhe uns tapas pra ver se não sara na hora?
Quer ver: Vaca empacada é assim: pau no cu que ela levanta !"
Antes que ele fechasse a boca e descesse o degrau da cozinha, minha prima já estava em pé e sã.
Manha lá em casa nunca funcionou, a não ser como caminho pra tomar uns tapas, falta de educação era seguida de castigo público, portanto somos todos malucos, mas finos até o talo.
Se educação vem do berço, o meu foi premiado.

2 comentários:

Anônimo disse...

Já disse como adoro os seus avós???

nani castro disse...

é aonde que degringolou tudo é q eu gostaria de saber!!!
Exemplos!!!
Concordo Sy, educação vem de berço!! tenho até pena se por um acaso tiver um filho,pq apesar de ser a caçula, apanhei muito e na minha infância o "couro cantava"!!
Bjs
Nani