26 maio 2005

da série: Coisas de Baiano (as mais incríveis histórias...)

Sentados na sala proseando, à espera de um telefonema de um primo de meu avô, que chegaria na rodoviária e ligaria para buscá-lo. As horas se passando...Meu avô, mais agitado começa a se preocupar...
Toca o telefone, é do hospital, avisando que o primo faleceu.
Como ?????
Atropelado.
Atropelado????Não pode ser, ele ia ligar de dentro da rodoviária.
Enfim o mistério morreu com ele.Mas tem que avisar a família, reconhecer o corpo, tratar dos trâmites do velório.
Minha avó , já estava a arrastar os móveis da sala pra caber o caixão , e uma das tias já limpando tudo, e bota comida no fogo pra receber as pessoas, manda menino no mercado pra comprar coisas, e manda buscar flor. Se alguém de fora chegasse, juraria que era uma festa.
Manda alguém pra dar a notícia pessoalmente na casa de um dos filhos, pois isso não se fala por telefone.
Durante todo esse processo já se podiam ver velas acesas e começava um choro sem sentido, minhas tias molhadas de lágrimas pela morte de um primo que ninguém nunca viu.
Vários primos adolescentes já enchem a casa e não se sabe mais o que está acontecendo entre tanta gente, uns rindo e uns chorando. Sanatório Geral.
Liga o tio que foi liberar o corpo:
Olha, diga aí que o estrago foi grande, e o caixão vai estar lacrado!!!
Minha avó ao saber disso já se irritou:
Como lacrado ??? E como é que vamos tirar as fotos ??? E a máquina??Manda buscar filme, pelo amor de Deus!!!
(Pois é, tiram-se várias fotos do morto lá esticadinho no caixão, de frente, de perfil, e manda pra família que não pôde vir ao enterro, mandam tb do resto de todo o ritual fúnebre.)Já chegam os parentes mais distantes e engrossa a fileira de mulheres chorando. ponto alto da festa , chega o filho caçula do morto.Minhas primas se apunhalando pra ver quem é que vai consolar o rapaz. Uma outra parenta já paquera um sobrinho do morto e já vai saindo de espreita.
Liga quem tava cuidando do cemitério, e anuncia: vai ter que enterrar hoje!!!!
Minha avó :
O quêêê ??? Sem velório??? De jeito nenhum. Onde é que já se viu??? O corpo vem pra casa, pode tratar aí, vem pra casa , ouviu bem ???
Liga meu avô:
Muié, vai enterrar hoje !
Minha vó, literalmente roda a baiana.
Pra encurtar o fim: todos na sala de velório do cemitério, e uns quatro ou cinco inventando maneira de tirar foto do morto pois o caixão ficou bem alto e tava lacrado.
Um teve a idéia de colocar o caixão no chão só pra tirar a foto direitinho.Bom, o que tava peganndo a alça próxima ao pé deixou escapar a mão e o caixão ficou meio de lado, o morto saiu da posição e já não dava mais pra ver o rosto na janelinha, pra ajeitar, resolveram abaixar para o lado que estava a cabeça.(Imagine vários homens sacudindo um caixão pro defunto se ajeitar???)
No final, depois de muita espera, muita piada, muita mulher chorando, voltam todos pra casa e os homens comem e bebem, cantam abraçados.(Eu juraria ser uma festa...)
Chama-se : Beber o morto!
Vão embora de porre, e amanhã de manhã todo mundo volta ao trabalho depois de mais um dia comum na casa da minha baiana família.

Um comentário:

Anônimo disse...

parabéns menina flor....mil beijos...eu sei q estou dias atrasado...mas me perdõe