"Ser baiano"
Não é só a questão geográfica de nascer sobre um solo sagrado, é muito mais...É um encantamento, uma sutileza.Quando se olha de longe um grupo de pessoas a conversar e um baiano está no meio deles, é impossível não identificar, há uma luz.Pode ser do tipo tranquilo ou agitado, mas só há uma coisa a se dizer : Aquele sujeito é baiano!
Sertanejo ou caiçara,da capital ou da caatinga, a criatura tem um jeito, um gesto, um olhar, um calor, que faz lembrar duas coisas o fogo ou a paz. Vejo a Bahia em mil vermelhos e laranjas.E os brancos !!!Todos os brancos possíveis e imagináveis.Do pôr do sol à anágua rendada.
O baiano tá no humor, sorridente ou arretado. Tá no vestir que é único, e pouco importa se de terno e gravata ou de calção na praia. O vestir do baiano é um dedo apontado pra ele, todo mundo olha.
Ser baiano também tá no chamego. Êta povo que se rela gostoso.Desde um cafuné de vó até um arrôcho bem dado, daqueles que tem a malícia de forró de Genival Lacerda(que é paraíbano):
"Eu quero um beijo
de lascar o cano
Pois eu sou baiano
Cabra beijador
Pra você ver
Chega prá perto, me dá um arrocho
Que eu já tô roxo de tanto roer..."
Ser baiano é achar completamente normal as coisas mais exóticas do mundo e ainda achar graça...Ser baiano é ficar velho, rir muito de tudo, e ainda estar anos luz à frente do tempo...
Ser baiano é uma dádiva!
Ser baiano é uma delícia...
Nenhum comentário:
Postar um comentário