27 maio 2007

A Inveja



Os ensinamentos de minha mãe sempre foram muito claros:
"Se estiver errada e confessar sua culpa posso lhe oferecer alguma ajuda, se mentir, mesmo estando certa, me esqueça !"
Eu, moça obediente, confesso: Senti inveja !!!
Nunca fui muito íntima deste sentimento, mesmo tendo uma vida dura de enfrentar. Sei lá, ter inveja é como negar minha obstinação natural. Quando quero algo sou incansável, me descabelo e vou atrás.É óbvio que nem sempre consigo, mas só o histórico da busca já me deixa 50% realizada.
Mas esta semana fui pega de surpresa por um email:



Fiquei roxa, perdi a fala, e o pior, lembro-me de já ter sentido isto antes...
Os filhos de Dorival Caymmi são cariocas, mas ganharam o título de cidadãos baianos, e nem preciso explicar o porquê.
Já eu, mesmo tendo mãe baiana, avós, bisavós e tataravós e até jumentoquietovós baianos, por um acidente de percurso genealógico, nasci em São Paulo.
"Ó Deus como sou infelizzzzzzzz!!!" . Pode parecer uma bobagem, mas isso causa dentro de mim um furor. Nada tenho contra a Dona Babilônia, que me acolheu tão bem e apesar de ser uma mulher feia tem todos seus encantos, e eu reconheço, mas nada me aquieta o peito e a vontade de voltar ao seio da terra-mãe.
Sinto como se a Bahia tivesse doado o óvulo e São Paulo emprestado a barriga.
Não há como fugir do meu DNA. Mas também, não passarei uma existência todinha aguentando minha família e meus amigos falando nas minhas orelhas: "Eu sou, você não ééééé !!!".
Lá em casa, na baianice, só admito perder pra minha vó, mais ninguém...
Ainda me restam de vida mais uns 50 anos, vou me esforçar pra fazer algo que seja motivo de orgulho pro povo de minha terra e quem sabe minha tão amada mãe de todos os santos me assuma enfim como filha legítima...
Enquanto isso Maurício, fico aqui roxa e me rasgando, hehehehehehe...
Parabéns meu querido !!!
Pra ver o trabalho do moço é só clicar AQUI.

Um comentário:

RUBENS disse...

O Loucassumida minha querida, vou te dizer duas coisas: 1) Morro de inveja das coisas que eu gosto e que não foram produzidas por mim, mas não se aflija, não é uma inveja destrutiva. 2) Uma das figuras que não saem de minha mente são as dos meus avós maternos. Baianíssimos de Vitória da Conquista, só quem os conheceu sabe do que falo. Eu simplesmente os adorava e como sofri quando morreram.