16 abril 2008

O preço da cidadania

Na fase de pouco dinheiro, todos nós viramos economistas e contadores pra fazer esticar nossos vinténs...
Ando coberta de dívidas, taxas de juros, e prazos.
Prazos, é aqui que eu quero chegar...
Prazo é igual tempo, e hoje eu contabilizei o tempo que gastei tentando ser uma cidadã que faz.
Pela manhã recebi um jornal com uma imagem assustadora sobre o lixo que paira na órbita da Terra. Publicadas ontem no site da BBC as fotos são da Agência Espacial Européia.
Espia só :



Ok, eu sabia que existia, mas não imaginava que era esse tanto.
Fiquei chocada.
Trabalho com Educação Ambiental, achei que meu papel de cidadã era divulgar.
Gastei 30 minutos do meu dia. Atendi 3 grupos de 20 participantes, 10 minutos para cada.
Diariamente uso transporte público para chegar ao trabalho. Metrô e Trem.
É um ritual: manter a direita, e ao chegar nos bloqueios da estação que dá acesso aos trens, atravessar um "mar de gente", pois o bloqueio da saída está à esquerda.
Final da tarde no meu retorno, procurei a administração da estação para sugerir a inversão dos bloqueios que dispersa o "mar de gente".
Atendimento , preenchimento do formulário, mais 20 minutos.
Ao chegar em casa, correspondência referente à pesquisa de opinião sobre soluções para o transporte público da cidade, um número de telefone para que eu fosse entrevistada:mais vinte minutos.
Agora marca meu relógio 18h 26 min.
Em nome do bem estar pessoal e coletivo gastei 1 hora e 10 minutos do meu dia.
Poderia ser de lazer ou de trabalho. Ambos muito valorosos.
Sim, me sinto feliz por colaborar, mas 1h10m simplesmente pedindo para que as coisas funcionem corretamente é muito tempo.
ÉTICA e CONSCIÊNCIA, poupariam tempo e dinheiro de muita gente, e aumentaria o prazer e bem-estar de muitos.
Será que rezar resolve ????

Um comentário:

RUBENS disse...

Minha cara Loucaassumida, sabe o que vai acontecer ? Escreva o que estou te dizendo. O homem só vai deixar de ser um homicida coletivo quando estivermos todos a beira da morte. Miseráveis que só pensam no dinheiro e poder. A maioria desses satélites que aparece na foto são espiões americanos, chineses, russos e europeus. CAMBADA. O trânsito de São Paulo não se resolve com pesquisa à população e sim com a contratação de técnicos sérios e responsáveis. PSDB, Kassab, pois, pois.