27 março 2009

Mãe, me dá um Principe ?

Não tem jeito, mesmo eu, tenho meus momentos "muiézinha".
Queria evitar, mas esse dourado outonal me dá vontade de deitar no parque, fazer cafuné e ler poesia para o ser amado...
Tô romântica.
Romântica e cansada.
Jogar pérolas aos porcos dá uma estafa!!!
Tô afins de ser princesa.
Bóra eu a desenhar o príncipe...
NEGRRO, baiano, ator, dançarino, revolucionário, fundador de quase todos os blocos de afoxé de Salvador, Ilhéus e Itabuna, militante da causa racial e social. ILUMINADO.
Nascido no momento em que diversos terreiros cultuavam Ogum.
É Mario Gusmão.
Quando Mário dança o tempo pára. Mário é magia.Mário é feitiço.
Tem o poder de fazer brotar teatro onde quer que toque.
Pierre Verger o chamou de "Príncipe".
Mário traz África enraizada por toda pele.
Mário é o baiano de Jorge Amado e o negro de Glauber Rocha. Mário é o meu homem.


Mario Gusmão


Mãe, me dê Mário?
Sim, assim do jeitinho que ele é, feminino, guerreiro, altivo, nobre e bom. Sim, me dê ele transgressor, futurista, sonhador e crédulo.
Dê-me Mãe, o impossível. Dê-me Mário vivo.
Dê-me um Brasil que lembre de Mário.
Dê-me uma comunidade negra brasileira que lembre de seus homens bons.
Mário morreu, sem que o Brasil lembrasse dele, o baiano lembrava mas infelizmente a Bahia não é todo um país.
Mário passou por dificuldades financeiras, passou por falta de apoio de uma nação com um de seus maiores simbolos da arte, Mário foi mastigado por gente que "não queria se comprometer" quando em pleno movimento hippie foi preso por causa de drogas.
Preciso de um analgésico, me deu uma dor na brasilidade.
O John Lennon e o Paul podiam usar LSD pra dar inspiração, os Mutantes também...
Mas o Anjo Negro, esse não, trancafia na cadeia...
Se você tem filhos e vai contar pra eles a história do seu país, escolha direitinho que história vai contar.
Pro meu filho eu contaria história de príncipe.
Príncipe no Ilê Ayê, príncipe no Olodum, príncipe nos terreiros, nas ruas onde ensinava teatro pro povo, príncipe nas escolas onde ensinava inglês pras crianças, príncipe no cinema, no teatro e na tv.
Príncipe dentro de um coração que não vai esquecê-lo jamais.
Dá pra mim mãe, dá ?!?

p.S. Pra saber mais de Mário, leia AQUI.

Nenhum comentário: