21 abril 2013

YAB-A-QUAR-A

A denominação Jabaquara vem do tupi-guarani YAB-A-QUAR-A, que significa rocha ou buraco e também era chamada de Mata dos Negros Fujões, porque nos tempos da escravidão era uma mata deserta que servia de abrigo aos escravos fugidos e que pertencia a uma das inúmeras sesmarias do Padre José de Anchieta, da Companhia de Jesus. Desde o século XVII já circulava uma galera por aqui, pois era o caminho para a localidade de quem vinha de Santos a caminho de Santo Amaro e Borda do Campo.
Minha família chega por aqui no início dos anos 60 do século XX .
Eu entro em cena no dia 09.05.1970, no Hospital Nossa Senhora de Lourdes.


Não nego a origem da terra onde nasci, sou liberta.
Cruzamento de negros e brancos, brotei PARDA.
Meus pais eram vizinhos, Colônia Mineira Pater X Colônia Baiana Mater.
Era costume na célula Mater que primogênitos fossem batizados pelos avós, e assim foi Padrinho e Madrinha me lavaram e me ungiram com óleo e água benta na Igreja de Nossa Senhora das Graças.


Agora a menina tinha nome.
Lá foi-se crescer sobre aquela terra misteriosa...

Nenhum comentário: