02 outubro 2007

Sertaneja



Compreender cada palavra de um Suassuna armorial radical. Sentir no peito uma saudade louca de uma terra em que não vivi. Saber o cenário de olhos fechados, como sabem as tartarugas e as aves em suas migrações miraculosas no retorno inexplicável ao local de sua origem.
Trago em mim a caatinga.
Sou o mandacaru que resiste, sou a umectante palma.
Espinhuda, fere fundo o couro dos incautos, mas alimenta e mata a sede da criação nas quadras do tempo tirano.
Filha da terra que ninguém crê fértil, lugar onde a poeira a tudo engole e o sol escalda.
Leito de uma beleza teimosa, crua e dura como a pedra, feita de sobrevivência e cor.
Encantamento que escorre da flor que dura uma noite só.
Vaca que se atreve a dar leite movida apenas pela fé daquele que tudo que tem pra lhe dar é um último punhado de sal.
No meu sangue a força da reza de um homem que se apega a São José para que na entrada de julho, na mudança da Lua, venham as águas.
Tocam nos meus ouvidos rabecas, cantam lavadeiras à beira do açude. No ar passeia um perfume de café, em minha boca bailam sabores de rapadura e requeijão.

Não há como duvidar do DNA.

10 comentários:

Anônimo disse...

Mulher, essa nuca é sua?!!

symon days disse...

Sim Senhor, ou Sim Senhora, conforme sua opção ...
Mas cá entre nós, vem pra cá bóra nós conversar, fala seu nominho, eu contei o meu, tá 1 X 0 pra mim, hein...

Anônimo disse...

Não, vou ficar assim mais um pouco. So assim vc fala comigo!!
Pq vc não me ama mais? Nem estou entre as suas centenas de fotos!

symon days disse...

Tanta intimidade e nem lembra da minha nuca ??? hehehehehe

Anônimo disse...

Claro! sua nuca não tinha tatoo!!! E vc não me esperou, agora vai ter que ir comigo fazer a minha!!!
Estou adorando ficar assim!! E não é que vc responde!!! bjs

symon days disse...

sou moça fina e educada mamãe me ensinou atender quando me chamam.

symon days disse...

Aliás pq vc voltou pra terra mãe? Acabou a missão?

Anônimo disse...

Sorry, acho que vc tá enganada...
Continua tentando?
Bjs

symon days disse...

Eu não tento nada, quem tenta é o meu rastreador de IP. Beijos.

Ana Carmo disse...

DNArretado!